COMO ENVELOPAR UMA PORTA? DICAS E MACETES
Por que se contentar com aquela cor da porta tradicional se você pode ter a cor, estampa ou imagem que quiser sem precisar trocar?

Com os adesivos decorativos é fácil, rápido e o resultado final é surpreendente.
E para te ajudar a para decorar a sua casa ou a de seus clientes, separamos algumas dicas de como realizar o envelopamento de uma porta.
Nesse artigo, iremos abordar os seguinte tópicos:
- Por que envelopar uma porta?
2. Ferramentas necessárias;
3. Passo a passo de aplicação;
Vamos lá?
Por que envelopar uma porta?
Passamos por diversas portas todos os dias e dificilmente prestamos atenção em como ela é, certo? Mas elas não precisam ser apenas um meio de entrada e saída, podemos utilizá-la para trazer alegria, diversão, curiosidade, beleza ou mesmo comunicar algo.
Existem diversos tipos de revestimentos no mercado que nos permitem modificar a aparência sem precisar comprar uma porta nova. Uma forma fácil é utilizando os adesivos decorativos para o envelopamento.
Podemos escolher entre ter uma porta com textura de outra madeira, a linha Gold Madeiras possui 24 opções de adesivos com aparência de madeira carvalho, demolição, imbuia e tábua . Uma porta colorida, escolhendo entre as diversas opções das linhas Gold Max , Silver Max ou Color Max . Ou mesmo uma textura diferente como as linhas Gold Savana , Gold Artístico , Gold Telado , entre outros.
Mas se você, ou seu cliente, é da turma que prefere algo personalizado, é importante ressaltar que todos os brancos da Imprimax podem ser impressos e assim colocar a imagem desejada , seja um padrão, desenho ou foto.
Para finalizar, também podemos agregar funcionalidades como por exemplo utilizar um adesivo preto fosco para utilizar o espaço como lousa.

Para realizar esse serviço, indicamos a contratação de um profissional. Mas se você já tem experiência na área e quer tirar suas dúvidas ou se está iniciando no segmento, continue com a gente e acompanhe o processo de passo a passo de um envelopamento.
Ferramentas necessárias
Essa parte é bem individual, cada profissional deve procurar as ferramentas que mais se adapta e utilizá-las para agilizar o seu trabalho, tornar mais fácil de executar e realizar os acabamentos com perfeição. Mas listaremos abaixo as mais comuns e utilizadas no mercado:
– Trena
– Chave de fenda
– Estilete
– Espátula
– Soprador (se necessário)

Passo a passo de aplicação
- Antes de qualquer coisa é fundamental verificar se a superfície está adequada para receber o revestimento. O ideal é estar lisa , sem umidade e em perfeito estado (Imagem 01);
- Escolha o revestimento da sua preferência (ou do cliente). Se você ainda não conhece todas as nossas opções, clique aqui e confira .
- Tire as medidas da porta, considerando uma sangria para fazer as laterais e os acabamentos;
- Para facilitar a aplicação e garantir um melhor resultado, utilize uma chave de fenda para desmontar a maçaneta (Imagem 02);
- Realize a limpeza da superfície, não esquecendo da parte superior da porta (onde normalmente acumula bastante poeira);
- Com a superfície livre e limpa, posicione o material deixando a sangria para todos os lados (Imagem 03). Retire uma parte do liner (Imagem 04) para prender o material na porta e conseguir conferir se todas as bordas estão com sobra para o acabamento;
- Inicie a espatulagem do meio para as pontas (Imagem 05). Vá descendo o liner conforme for aplicando o material (Imagem 06);
- Ao chegar na parte da fechadura, realize um corte para dar o acabamento no miolo da fechadura e da maçaneta (Imagem 07), prossiga com a aplicação;
- Após finalizar a espatulagem, vamos iniciar o acabamento pela parte de baixo, cortando rente a porta (Imagem 08);
- Para as laterais e parte superior: dobre e faça o vinco do material com as mãos, na sequência espatule todo o material lateral para fixar totalmente (Imagem 09). Finalize retirando a sobra de material após aplicação na lateral;
- Nas dobradiças, realize o refile com o estilete em volta delas (Imagem 10);
- Verifique se todas as áreas que interferem na fechadura e maçaneta foram refiladas e se todos os excessos de materiais foram realizados (Imagem 11);
- Monte a maçaneta e fechadura (Imagem 12);
- Pronto a porta está protegida e com outra aparência (Imagem 13).
-
Imagem 01 -
Imagem 02 -
Imagem 03 -
Imagem 04 -
Imagem 05 -
Imagem 06 -
Imagem 07 -
Imagem 08 -
Imagem 09 -
Imagem 10 -
Imagem 11 -
Imagem 12 -
Imagem 13
Conclusão
Utilizar revestimentos para envelopar portas é uma ótima solução para quem deseja um visual diferente ou agregar mais utilidades a porta, como colocar a logo marca ou alguma comunicação da empresa, ou mesmo como adesivo lousa para anotar tarefas e lembretes.
A Imprimax conta com uma vasta gama de materiais que podem ser utilizados para esse tipo de aplicação, se você ainda não conhece clique aqui.
Para entender melhor sobre o passo a passo de instalação do vinil na porta, assista o vídeo abaixo: